Ponce de León vence e convence na abertura do campeonato
A temporada começa com o pé direito para a Ford YPF Berta e Gabriel Ponce de León. O piloto do carro #5 venceu praticamente de ponta a ponta a corrida inaugural da TC2000 no circuito de Aldea Romana, em Bahia Blanca. Ao fim de 39 voltas, ele contabilizou mais de 17 segundos de vantagem para o segundo colocado, Emiliano Spataro (Renault).
A vitória de Ponce foi desenhada desde a qualificação, onde com o tempo de 1'16"525 ele registrou a pole position, deixando Guillermo Ortelli (Renault) a 101 milésimos de seu tempo. Spataro e o companheiro de equipe de Ponce, Martín Basso, formaram a segunda fila, com dois dos Chevrolet Astra da Pro Racing pilotados por Marcelo Bugliotti e Matías Rossi fechando os seis primeiros.
Cacá Bueno, que já antevia problemas no confronto com Ford, Renault e Chevrolet nesta etapa inaugural, fez o nono tempo (1'17"265), mas se consolidando como o melhor piloto Honda do grid. "Estamos longe do ideal, mas se conseguirmos unir velocidade e confiabilidade, vamos marcar bons pontos na primeira prova do ano. Importante é não sofrer quebras ou acidentes. O grid é enorme, tudo pode acontecer", frisou.
Trinta e sete pilotos treinaram, mas cinco deles tiveram seus tempos anulados na classificação por estourarem o número limite de voltas regulares. Um deles foi Juan Manuel "Pato" Silva, que lamentou o ocorrido. "Erramos e teremos que recuperar o tempo perdido", disse.
Não só recuperou como fez a melhor corrida do dia. Largando em trigésimo-quarto, "Pato" foi o piloto que mais posições recuperou. Chegou em décimo-primeiro, muito perto da zona de pontuação. "Viram como dava pra chegar entre os seis?", lembrava.
A corrida foi um vôo-solo de Ponce de León desde a largada. Nas primeiras cinco voltas, ele teve um pouco de trabalho com os dois Renault, especialmente o de Spataro. Mas com os pneus mais quentes e o carro mais equilibrado, o piloto da Ford foi embora e despachou a concorrência. Tanto que já na altura da vigésima volta ele pegou os primeiros retardatários. Com alguns, aliás, Ponce teve problemas.
"Tem gente que não olha os retrovisores e teve retardatário me passando por onde não dava, porque não queria perder posições. Espero que o comportamento dessa turma mude em Oberá", comentou o vencedor.
Numa corrida com muitas disputas apenas no pelotão intermediário, além da ótima recuperação de "Pato" Silva, destaca-se a boa performance dos independentes, como Santiago Ventana (DTA Power Tools Chevrolet Astra) e a dupla da RV Competición, formada por Fabián Flaque e Luis José di Palma. Mas dos três, apenas Ventana chegou nos pontos, em nono lugar.
Trinta e um dos 37 pilotos receberam a bandeirada e entre os seis que abandonaram figuravam nomes de peso, como Esteban Tuero, Cristian Ledesma, Gabriel Furlán e Norberto Fontana, todos nocauteados por problemas mecânicos em seus carros.
A próxima prova do campeonato será na pista de Oberá, na província de Misiones.
Resultado final após 39 voltas:
1. Gabriel Ponce de León
Ford YPF Berta / Ford Focus
51'09"255, média de 151,1 km/h
Grid: 1'16"525 (pole position)
2. Emiliano Spataro
Renault TC2000 EF Racing / Renault Mégane
a 17"783
Grid: 1'16"691 (3o.)
3. Guillermo Ortelli
Renault TC2000 EF Racing / Renault Mégane
a 42"317
Grid: 1'16"626 (2o.)
4. Marcelo Bugliotti
Chevrolet Elaion Pro Racing / Chevrolet Astra
a 42"517
Grid: 1'17"039 (5o.)
5. Matías Rossi
Chevrolet Elaion Pro Racing / Chevrolet Astra
a 46"823
Grid: 1'17"115 (6o.)
6. Martín Basso
Ford YPF Berta / Ford Focus
a 51"978
Grid: 1'16"925 (4o.)
7. Nelson García
Ford YPF Berta / Ford Focus
a 52"394
Grid: 1'17"126 (7o.)
8. Cacá Bueno
Honda Lubrax / Honda Civic
a 52"782
Grid: 1'17"265 (9o.)
9. Santiago Ventana
DTA Power Tools / Chevrolet Astra
a 56"242
Grid: 1'17"441 (15o.)
10. Henry Martin
Honda Lubrax / Honda Civic
a 56"400
Grid: 1'17"372 (11o.)
11. Juan Manuel Silva
Honda Petrobras / Honda Civic
a 56"766
Grid: sem tempo / desclassificado (34o.)
12. Luis Jose di Palma
RV Competición / Ford Focus
a 1'01"109
Grid: 1'17"424 (13o.)
13. Fabián Flaque
RV Competición / Ford Focus
a 1'04"731
Grid: 1'17"457 (17o.)
14. Jose Maria Lopez
Honda Racing / Honda Civic
a 1'05"817
Grid: 1'17"383 (12o.)
15. Carlos Okulovich
Honda Petrobras / Honda Civic
a 1'06"767
Grid: 1'17"314 (10o.)
16. Franco Coscia
Honda Racing Dowen Pagio / Honda Civic
a 1'10"260
Grid: 1'17"471 (19o.)
17. Gustavo Der Ohanessian
Fineschi Honda Racing / Honda Civic
a 1'11"292
Grid: sem tempo / desclassificado (33o.)
18. Gerardo Martín
Mendoza Motorsport / Volkswagen Bora
a 1'13"707
Grid: 1'17"847 (27o.)
19. Lucas Armellini
DTA Power Tools / Chevrolet Astra
a 1'14"146
Grid: 1'17"448 (16o.)
20. Rafael Moro
LP Racing / Honda Civic
a 1'14"350
Grid: 1'17"693 (24o.)
21. Mariano Altuna
Edival Racing / Chevrolet Astra
a 1'15"135
Grid: 1"17"700 (25o.)
22. Leandro Carducci
Sport Team Competición / Volkswagen Bora
a 1'15"417
Grid: 1'17"521 (21o.)
23. Leonel Pernía
Fineschi Honda Racing / Honda Civic
a 1'15"805
Grid: 1'17"577 (22o.)
24. Néstor Girolami
Honda Racing Dowen Pagio / Honda Civic
a 1'20"592
Grid: 1'17"467 (18o.)
25. Maximiliano Merlino
Latyn Motorsport / Chrysler Neon
a 1 volta
Grid: sem tempo / desclassificado (36o.)
26. Rúben Salerno
JM Motorsport / Volkswagen Polo
a 1 volta
Grid: 1'17"836 (26o.)
27. "Rex"
ICC-A1 Motorsport / Volkswagen Bora
a 1 volta
Grid: 1'17"866 (29o.)
28. Carlos Banfi
Malta Advanced Racing / Honda Civic
a 1 volta
Grid: sem tempo / desclassificado (37o.)
29. Daniel Belli
Lanús Motorsport / Honda Civic
a 1 volta
Grid: 1'17"865 (28o.)
30. Ivan Ciccarelli
Nico Kern Racing Car / Ford Focus
a 1 volta
Grid: 1'18"140 (30o.)
31. Jose Luis Raponi
BAR Competición / Honda Civic
a 1 volta
Grid: 1'18"052 (31o.)
32 (AB). Esteban Tuero
Sport Team Competición / Volkswagen Bora
36 voltas / problemas mecânicos
Grid: sem tempo / desclassificado (35o.)
33 (AB). Norberto Fontana
Toyota Team Argentina / Toyota Corolla
35 voltas / problemas mecânicos
Grid: 1'17"477 (20o.)
34 (AB). Cristian Ledesma
Chevrolet Elaion Pro Racing / Chevrolet Astra
32 voltas / problemas mecânicos
Grid: 1'17"152 (8o.)
35 (AB). Gabriel Furlán
Toyota Team Argentina / Toyota Corolla
29 voltas / problemas mecânicos
Grid: 1'17"437 (14o.)
36 (AB). Nicolas Kern
Nico Kern Racing Car / Ford Focus
26 voltas / problemas mecânicos
Grid: 1'18"096 (32o.)
37 (AB). Fabián Yannantuoni
Edival Racing / Chevrolet Astra
24 voltas / quebra de suspensão
Grid: 1'17"650 (23o.)
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
1. Gabriel Ponce de León - 20 pontos
2. Emiliano Spataro - 16
3. Guillermo Ortelli - 14
4. Marcelo Bugliotti - 12
5. Matías Rossi - 10
6. Martín Basso - 8
7. Nelson Garcia - 5
8. Cacá Bueno - 3
9. Santiago Ventana - 2
10. Henry Martin - 1
EQUIPES
1. Ford YPF Berta - 20 pontos
2. Renault TC2000 EF Racing - 16
3. Chevrolet Elaion Pro Racing - 12
4. Honda Lubrax - 3
5. DTA Power Tools - 2
MARCAS
1. Renault - 30 pontos
2. Ford - 28
3. Chevrolet - 22
4. Honda - 4
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Belo layout.
Postar um comentário